top of page
Muay Thai Thailand Tigers
FPMTB - OFICIL.gif

         

Segundo historiadores, devido às perdas de documentos históricos e a excentricidade da população, a origem e história do muay thai baseia-se sobre relatos de antigos depoimentos dado pelo próprio povo tailandês, e se mistura com a história da própria Tailândia e de todo seu povo, dificultando assim a descoberta concreta de sua origem.

Quando o exército birmane invadiu e arrasou Ayuddhaya, queimaram juntamente com as casas, os arquivos de história tailandesa. Com eles, foi-se também muito da história da arte marcial, pouco que se sabe a respeito provém de escritas antigas e a tradição oral contada por anciões, através de visitas Cambojanas antigas e algumas das crônicas do reino de Lanna / Chiangmai. O que todas as fontes de informações concordam é que o Muay Thai começou em um campo de batalha de combate selvagem na forma de lutar.

 

1 - Surgimento da Arte Marcial

 

A arte marcial surgiu da evolução de lutas campais como o kunf-fu estilo louva Deus e o boxe chinês, técnicas muito utilizadas na época. Essas fontes não estão claras e por serem relatadas oralmente, frequentemente se contradizem. Mas, a versão mais aceita pelos mestres da arte marcial e historiadores tailandeses é a seguinte:

A origem do povo tailandês se deu na província de Yunnam, região central da China, às margens do rio Yang TSE na China Central.

Em busca de terras férteis e liberdade, alguns chineses se aventuraram em um processo migratório, deslocando-se em direção ao sul da China, enfrentando ao longo da sua jornada, grandes dificuldades. Além do ataque de animais e problemas na alimentação e doenças, os aventureiros ainda sofriam enormes perdas provenientes do ataque de inimigos, bandoleiros e saqueadores. Como reação aos ataques, os nômades criaram um método de luta chamado Chupasart, que utilizava como armas, espadas, facas, lanças, bastões, escudos, machados, arco e flecha, e muitas outras, além de várias técnicas de combate com armas, mas durante os treinamentos, muitos dos praticantes sofriam lesões graves e às vezes fatais e dado por este motivo uscando evitar essas lesões e manter a manutenção da saúde do povo, resolveram então concentrar-se apenas em técnicas de luta desarmada.

2 - A fusão das artes, dando origem ao Muay Thai Boran - Arte Marcial Tailandesa

 

A fusão de várias técnicas marciais encontradas dentro do grupo migrante deu origem a uma nova arte, sendo utilizadas inicialmente na sua prática, as NOVE ARMAS, ou partes mais duras do próprio corpo, da união de estilos de artes marciais existentes na aldeia e na utilização dos punhos, cotovelos, joelhos, canelas e cabeça, nascia então o MUAY THAI BORAN, uma potência enorme no mundo marcial por proporcionar com facilidade maior desempenho na sua execução e por fazer uso de grande movimentação de quadril ao desferir seus golpes.

Muay Boran (Arte Marcial antiga, em tailandês: มวยโบราณ)

 Muay boran é um termo abrangente para as artes marciais desarmadas da Tailândia, antes da introdução de equipamentos modernos e regras. É o ancestral do moderno muay thai, que se faz uso de luvas. A palavra MUAY, vem do termo sânscrito MAVYA, que significa BOXE, enquanto BORAN ou BORAAN significa ANTIGO traduzindo do tailandês. A arte é significativamente diferente do seu descendente moderno.

Considerando que o muay thai é muitas vezes chamado de "ciência das oito armas", o muay boran faz o uso de AWUT NAWA ( NOVE ARMAS: duas mãos, duas pernas, dois cotovelos, dois joelhos e a cabeça) para o ataque e a defesa.

 A postura de luta básica do muay boran é muito mais baixa e mais larga que o muay thai de contato, bem como as artes marciais indianas e tradicionais chinesas. Neste, os combatentes são obrigados a ter maior agilidade, flexibilidade e velocidade, e é permitido pular no joelho de seu adversário para desferir um golpe na cabeça. A procedência dos chutes é provavelmente indiana vinda do mushti yuddha e das artes marciais do sul da China. O muay boran tem sido influenciado pelas artes marciais dos países vizinhos e vice-versa, como pode ser visto na técnica kamae kham sao, que foi emprestada do Camboja. Dado a aquisição da técnica e aprimoramento dos golpes, os migrantes puderam descansar e então criar a atual Tailândia, que em sua nomenclatura quer dizer Thailândia (Terra dos homens livres),

Ao longo dos muitos séculos em que o muay boran desenvolveu-se, se adaptou e dele vários estilos regionais surgiram:

  • Muay thasao (região norte da Tailândia) - Ênfase na velocidade, especialmente pontapés rápidos. Esta variação de muay boran foi apelidada de "ling lom" (lit. macaco ventoso).

  • Muay korat (região leste da Tailândia) - Ênfase na força. Uma técnica exclusiva neste estilo é o "soco de derrubar búfalos", chamado assim porque supõe-se que um golpe é suficiente para derrubar um búfalo.

  • Muay lopburi (região central da Tailândia) - Ênfase na astúcia, movimentos técnicos. Esta variação favorece fortes socos e ganchos.

  • Muay chaiya (região sul da Tailândia) - Tem ênfase na boa postura e defesa. Este estilo favorece ataques com os cotovelos e joelhos.

 

  • Muay thai de combate (Esporte de contato) - ​Com a difusão do Muay Thai pelo mundo, surge então o Muay Thai das OITO ARMAS, pois dela foi tirada a cabeçada e foram adotadas regras do Boxe inglês, um Muay Thai já não considerado arte marcial mas, sim um esporte de contato, atualmente muito praticado pela sua grande eficiência nos ringues.

Muay Thai (Arte Marcial Livre ou Arte Marcial da Liberdade, em Tailandês: มวยไทย) Esporte tradicional da Tailândia o qual está sendo popular em todo mundo e dá muita ênfase aos chutes, cotovelos e joelhadas, dado que é uma adaptação do Muay Thai Boran para os ringues e após receber regras baseadas nas já atribuídas ao boxe inglês, recebeu o nome de Thai Boxing, ou em português Boxe Tailandês. Aqui abre-se um parêntese para falar do que é denominado Kickboxing Japonês. Durante a Década de 1950, o Kickboxing Tailandês teve sua introdução no Japão, o responsável por este evento foi TATSUO YAMADA, fundador da Nihon Kempo Karate-do que queria fazer evento de karatê com contato pleno, que até então era proibido pelas organizações Japonesas da época, o novo esporte foi chamado de Karate-Boxing. TATSUO YAMADA convidou lutadores de Muay Thai para enfrentar lutadores Japoneses de Karatê, Yamada era um karateka interessado em Muay Thai e em 12 de fevereiro de 1963, três karatekas do OYAMA DOJO KYOKOSHIN, foram ao Lumpinee Boxing Stadium na Tailândia e lutaram contra três lutadores de Muay Thai, os três karatekas eram: TADASHI NAKAMURA, AKIO FUJIHIRA e KENJI KUROSAKI. Os Japoneses venceram 2 lutas a perderam 1, eles estudaram o Muay Thai e então NOGUSCHI e KUROSAKI criaram uma modalidade japonesa chamada de Kickboxing Japonês e no inicio valia arremessar o adversário, o que a distinguia do Muay Thai.  O kickboxing ficou popular no Japão e até apareceu um herói conhecido no brasil como TADASHI SAWAMUR conhecido pelos brasileiros, em desenho animado ( disponível 28 capítulos no YOU TUBE ), em 1977 um grupo de mestres que tinham viajado ao exterior para difundir o Muay Thai e divulgar esta arte, principalmente no continente Europeu, sentindo a necessidade de, assim como as outras artes marciais, criar um sistema de graduação, resolveram adotar o prajied (cordão colocado no tronco do bíceps) como referência do grau atingido pelo praticante dentro da modalidade e o Mongkon como o indicativo de graduação para o corpo docente. Despretensiosamente o Muay Thai, diferentemente de outras artes marciais, que priorizam a forma através do desenvolvimento de katas, katis e poomse, que são movimentos de defesa e ataque contra um adversário imaginário, foi desenhado estritamente para a luta, o que fez com que alcançasse um grande sucesso dentro dos ringues, ficando conhecido como o rei das artes marciais, por este motivo os tailandeses viajavam pelo mundo e divulgavam o Muay thai em todos os continentes estrangeiros, sua eficiência é testada e o sucesso é total em todos os cantos do mundo e esta modalidade esportiva se torna uma das mais praticadas modalidades de luta do mundo,  e até grandes campeões de Muay Thai, ao exemplo do Buakaw Banchamek, aparecem lutando em vários campeonatos de Kickboxing, na modalidade K-1, e hoje em dia, muitos eventos como o K-1 usam praticamente as mesmas regras; com algumas modificações.

 

3 - O esporte dos reis

 

O muay thai é uma tradição e na parte essencial de direitos da cultura tailandesa e das suas raízes é considerado um esporte de reis, pois antigamente assuntos nacionais foram decididos em lutas de muay thai. O primeiro grande registro deste estilo de luta e também como habilidade de campo de batalha, está na época do rei Naresuan em 1854, um tempo conhecido como o período de Ayuddhaya. Durante este período, todo soldado treinou o muay thai e deveriam seguir sua doutrina, além dos métodos e a técnicas nas suas rotinas de guerrilha. Outro rei que referenciou o uso do muay thai foi dado através do rei lutador – Prachao Sua (rei tigre). Ele amou tanto a arte que para poder participar de competições populares que cobria o rosto com a máscara de um tigre e lutava juntamente com os seus súditos e por este motivo ficou conhecido pelo nome de Rei Tigre.

Na Tailândia o muay thai tornou-se muito mais que um passatempo praticado pelas pessoas de todos os níveis sociais, atingindo populares, exército e até reis. A arte marcial tornou-se a tradição do povo, atingindo em seus ensinamentos até a parte educacional e comportamental do tailandês, já que seguem na sua prática os ensinamentos e filosofias de Buda.

  • O Rei Naresuan

grande admirador do muay thai o Rei Naresuan, treinava com jovens da sua idade, com o propósito de os tornar guerreiros com elevadas capacidades físicas e mentais, próprias do muay thai. Estes foram forçados a aprender tanto o combate com todo o tipo de armas, como a luta de contacto em pé.

Naresuan criou um Corpo de Escutismo, para confrontos de guerrilhas.  Foi precisamente este corpo de soldados que conseguiram libertar a Tailândia da Birmânia durante este período.

 

  • Rei Narai (1604-1690 d.C.)

 

Durante este período, a Tailândia viveu momentos de paz, com a oportunidade de desenvolvimento social, económico e militar do reino. O Rei Narai apoiou e promoveu a prática de desportos, especialmente do muay thai, que se tornaria um desporto de elevado estatuto nacional. Nesta época os centros de treino da modalidade aumentaram gradativamente.  Áreas especificas para a prática de combates foram desenvolvidas, criando-se ringues e terrenos regulares, em que apenas uma corda circunscrevia o espaço legal do confronto, delineando um quadrado para o combate.  Os lutadores enrolavam finas ligaduras nos seus punhos e embebiam-nos em amido grosso ou alcatrão. Esta técnica foi designada de Kad-Chuck (enrolo de ligaduras) ou Muay Kad-Chuck (combate com ligaduras).

Outro equipamento utilizado pelos lutadores de muay thai, era o Mongkon, uma faixa semelhante a um cordão empregue na cabeça do atleta. Para além disso, nos braços eram utilizados amuletos durante os combates, denominados de prajied ou prajiat.  Os confrontos não eram desenvolvidos de acordo com as regras atualmente estipuladas. O peso, altura e idade não determinavam os combates a executar, todos podiam confrontar atletas de todo o tamanho e idade, o tempo do combate não era estabelecido por qualquer regra universal, assim os confrontos terminavam quando um dos atletas desistisse, fosse morto ou claramente derrotado dependendo dos casos. Disputas entre lutadores de diferentes aldeias eram frequentes. Assim, a realização de combates em festivais populares tornou-se bastante comum.

 

  • Rei Prachao Sua (1697-1709 EC)

 

O Rei Prachao Sua, também conhecido por Rei Tigre assim como por Khun Luang Sorasak era um grande admirador deste desporto de contato. Conta a história que a determinada altura, o rei teria viajado para um distrito da Tailândia chamado Tambol Talad-guad acompanhado por quatro guardas da realeza, para participar numa competição de Muay Thai. O promotor do evento, apesar de não reconhecer o rei, sabia que este vinha de Ayutthaya. Assim, concedeu-lhe o confronto com exímios lutadores da cidade de Wisetchaichan, conhecidos por Nai Klan Madtai ("matando com punhos"), Nai Yai Madlek ("punhos de ferro"), e Nai Lek Madnak ("socos fortes"). O rei foi capaz de vencer nos três combates, algo inédito para a época. O Rei Tigre treinou os seus dois filhos, o príncipe Petch e o príncipe Porn ensinando-lhes modalidades distintas como wrestling, muay thai e krabi krabong.

Nos tempos de paz os jovens homens de Sukhothai praticavam o muay thai para construir seu caráter e suas habilidades de auto defesa. Essa pratica tornou-se assim um bom costume entre todo o povo tailandês, saindo da concepção única de técnicas de guerrilha. Surgiam então ao redor da cidade de Sukhothai vários centros de treinamento de muay thai, em exemplo o Samakorn, centro de treinamento em Lopburi (cidade localizada na Tailândia). Alguns desses em áreas próximas do templo, onde os monges ficavam como instrutores.

O muay thai virou parte do currículo real que através da arte pretendiam desenvolver grandes governantes e bons e corajosos guerreiros, com grandes aptidões físicas. O primeiro rei de Sukhothai foi Sri Phokhum em Tharatit que acreditava nos benefícios do muay thai e por acreditar nisso, mandou seus dois filhos para Samakon para treinar e prepararem-se para assumir o trono.

 

4 - História cronológica do muay thai

 

  • 1238-1408 dC - O muay thai na era Sukhothai tinha as inscrições antigas, em pedras e colunas que indicavam que durante todo o ano budista a capital da Tailândia, situada na cidade de Sukhothai lutava freqüentemente contra vizinhos birmaneses e como conseqüência a cidade teve de instruir seus soldados com conhecimentos do muay thai para confrontos corpo a corpo e também com técnicas da arte antiga do chupasart para promover ao seu exército habilidades relativas ao uso de armas.

  • Nai Khanomtom

 

Nai Khanomtom foi prisioneiro de guerra capturado pelos birmaneses quando Ayutthaya foi saqueada pela segunda vez. Em 1774, o rei da Birmânia, Angwa, realizou uma celebração para a Grande Pagoda em Rangoon e o Muay Thai foi incluído nas celebrações. Pugilistas tailandeses prisioneiros de guerra, foram convidados para confrontar lutadores birmaneses e como prêmio teriam sua liberdade concedida. No dia 17 de março de 1774, Nai Khanomtom combateu e derrotou 10 lutadores da Birmânia sucessivamente sem qualquer tempo de descanso entre as partidas. Esta seria a primeira vez que o Muay Thai seria empregue em uma competição fora do seu país de origem. Pelas suas realizações, Nai Khanomtom foi homenageado como o "pai do muay thai" ou o "criador do muay thai". Este acontecimento fomentou ao feriado nacional dedicado ao "Dia do Muay Thai" e neste dia em comemoração é realizado a cerimônia anual Wai Kru Muay Thai, um evento que desde o seu início é marcado no calendário dos fãs desta arte. O local escolhido para realizar esta celebração e também para comemorar o dia de Nai Khanom Tom é o Parque Histórico de Ayutthaya. Um evento anual em que une centenas de lutadores de Muay Thai e entusiastas da arte marcial e do esporte de todo o mundo, que viajam para a Tailândia para participar da cerimônia anual Wai Kru Muay Thai e para mostrar respeito aos seus professores e mestres de Muay Thai. O evento também inclui um ritual especial (Ram Muay), para que os boxeadores possam homenagear os famosos lutadores Muay Thai da história tailandesa.

ORIGEM       HISTÓRIA       TRADIÇÃO

SAGAT MUAY THAI
joe-12-elbow.gif

PÁGINA EM MANUTENÇÃO, AGUARDE NOVAS INFORMAÇÕES.

MAPA DO SITE

bottom of page